E a nossa conversa com o Dr. Wagner Lima, médico anestesista da Sianest, é sobre essa especialidade médica milenar da tradição chinesa. Hoje já reconhecido como patrimônio intangível da humanidade, pela Unesco, a acupuntura é um tratamento muito difundido, embora ainda guarde alguns mitos. Conheça mais sobre a especialidade que não só dá muito o que falar, como dá muito resultado também.
A acupuntura é uma especialidade médica, originária da China e hoje, difundida no mundo todo. O seu método terapêutico busca a neuromodulação periférica através da inserção de agulhas finas na pele. Mas o que isso quer dizer?
A ideia principal é reestabelecer a saúde e o equilíbrio do organismo. Durante o tratamento, são estimuladas as terminações nervosas livres existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos.
Quando esse estímulo chega ao sistema nervoso central, é desencadeado uma série de reações mediadas por neurotransmissores, que bloqueiam a passagem do estímulo doloroso, provocando efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e de relaxamento muscular.
Atualmente, a acupuntura é considerada um tratamento complementar para diversas doenças como, por exemplo, ortopédicas, reumatológicas, neurológicas, ginecológicas, psiquiátricas, entre outras reconhecidas e listadas pela Organização Mundial de Saúde.
O paciente pode procurar diretamente o médico acupunturiatra ou pode ser encaminhado por outra especialidade médica. Antes de iniciar as sessões de acupuntura, é realizado uma consulta com objetivo de conhecer a integralidade do paciente e o que espera alcançar com o tratamento.
Regra geral é sempre procurar um profissional ético e especializado.